sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

São Nicolau e a lenda de Papai Noel

Da mesma forma que milhões de crianças no mundo todo, eu adorava a chegada do Natal para poder ganhar presentes e ver Papai Noel. Sempre moramos no subúrbio do Rio, e nessa época, vivíamos em Cascadura, e minha mãe nos levava (eu, meu irmão e minha irmã) para Madureira ou para o Méier para vermos o "bom velhinho". Ele me pegava no colo, perguntava o que eu queria de presente e me dava balas deliciosas embrulhadas em papel vermelho, que não me saem da lembrança.
Ontem, li na internet um artigo de um amigo, no qual ele falava do seu desencanto em não sentir mais entusiasmo ao lembrar do Natal, que foi substituído pelo consumismo exacerbado, e a falta de solidariedade. Senti grande tristeza por ele.
Por ter consciência das imperfeições dos seres humanos, da maldade, das loucuras e da violência que nos cerca, é que quando estou triste, penso no espírito natalino com todas as coisas boas que ele me traz. Procuro pensar no meu tempo de infância e resgatar as coisas mágicas, bucólicas, ingênuas e dessa forma recarregar o ânimo e a disposição para seguir adiante.
Sou admiradora do Papai Noel, que está associado a São Nicolau, e que todos teimam em dizem não existir. Ele existe sim! Assim como Santo Agostinho, São Nicolau também era bispo e vivia na da cidade de Patara, na Turquia, humilde, bondoso em extremo e adorado por todos.

Conheçam um pouco mais da história desse santo surpreendente e bem-aventurado.



São Nicolau *Taumaturgo (*aquele que faz milagres) da cidade de Mira, da província de Lícia, é um santo especialmente querido pelos ortodoxos, e em particular, pelos russos. Ele ajuda ràpidamente em diversas calamidades da vida e perigos das viagens. Ele nasceu na Ásia Menor no final do séc. III. E desde a sua infância, demonstrou a sua profunda religiosidade e aproximou-se do seu tio, bispo da cidade de Patara e ainda jovem foi ordenado sacerdote.
Após a morte dos seus pais, São Niolau herdou uma grande fortuna a que começou a distribuir entre os pobres. Ele se empenhou em ajudar secretamente, para que ninguém pudesse agradecer-lhe. O seguinte caso mostra, como ele ajudava aos infelizes:
Havia na cidade de Patara um rico comerciante com 3 filhas. Quando as suas filhas chegaram à maturidade, as transações comerciais do pai delas fracassaram e ele chegou à completa falência. Daí ele teve uma idéia criminosa de usar a beleza das filhas para conseguir meios de sobrevivência. São Nicolau ficou ao par do seu plano e decidiu salvar a ele junto com as filhas de tal pecado e vergonha. Aproximando-se durante a noite à casa do comerciante falido ele jogou na janela aberta um saquinho com moedas de ouro. O comerciante, achando o ouro, com grande alegria preparou o enxoval da filha mais velha e arranjou-lhe um bom casamento. Passado um pouco de tempo, São Nicolau novamente jogou na janela um saquinho com ouro, o suficiente para o enxoval e o casamento da segunda filha. Quando o São Nicolau jogou o terceiro saquinho com ouro para a filha mais nova, o comerciante já estava à espera dele. Prostrando-se diante do Santo, agradeceu com lágrimas pela salvação da sua família de um horrível pecado e vergonha. Após o casamento das três filhas, o comerciante conseguiu recuperar os seus negócios e começou a ajudar aos próximos, imitando o seu benfeitor.
São Nicolau desejou visitar os lugares santos e embarcou num barco de Patara para a Palestina. O mar era calmo, mas ao Santo foi revelado que em breve haveria uma tempestade e ele avisou aos outros viajantes. E realmente, veio uma tremenda tempestade e o barco virou um brinquedo indefeso das ondas violentas. Como todos sabiam que São Nicolau era padre, todos pediram a ele rezar pela salvação. Após a oração do Santo, o vento se acalmou e veio uma grande calmaria. Depois disto, um dos barqueiros foi derrubado pelo vento do mastre ao convés e morreu. São Nicolau ressuscitou ele com suas orações.
Após a sua peregrinação a lugares santos, São Nicolau queria se isolar num deserto e passar a sua vida inteira longe dos homens. Mas não era esta a vontade de Deus. Deus escolheu o Santo a ser o bom pastor dos homens. São Nicolau ouviu uma voz, ordenando a ele voltar à sua pátria e servir aos homens.
Não querendo morar na cidade onde foi tão bem conhecido, São Nicolau foi a uma cidade vizinha, Mira. Esta era a capital da província de Lícia e aqui era estabelecida a sé episcopal. O Santo se estabeleceu lá como um pobre. Como ele amava a igreja, ele ía para lá diariamente , logo que se abriam as portas dela.
Nesta época o bispo de Mira faleceu e os bispos vizinhos se reuniram para eleger o seu sucessor.Como eles não conseguiam chegar à unanimidade na escolha, um deles aconselhou: "O Senhor deve Ele mesmo nos indicar a pessoa certa. Assim, irmãos, vamos rezar, jejuar e esperar pelo escolhido de Deus." E ao mais velho dos bispos Deus revelou,que a primeira pessoa a entrar na igreja após a abertura da porta deve ser eleito o bispo. Ele contou o seu sonho aos outros bispos e antes da missa da manhã, ficou vigiando a porta e esperando pelo eleito de Deus. São Nicolau, conforme o seu costume, chegou primeiro para rezar. Vendo o Santo, o bispo perguntou a ele: "Como é seu nome?" São Nicolau humildemente respondeu.
"Me siga, meu filho"- disse o bispo, pegou na mão dele, conduziu-o até a igreja e avisou, que ele será ordenado bispo de Mira.São Nicolau tinha medo de aceitar o cargo tão alto, mas teve que ceder à vontade dos bispos e do povo.




Após a sua ordenação, São Nicolau resolveu: "Até agora eu pude viver para mim mesmo e para a salvação da minha alma, mas daqui em diante todo o momento da minha vida deve ser dedicado aos outros." E esquecendo a si mesmo, o Santo abriu a porta de sua casa a todos e tornou-se o verdadeiro pai dos órfãos e pobres, defensor dos oprimidos e benfeitor a todos. Conforme o testemunho dos seus contemporâneos, ele era humile, pacífico, se vestia mais simplesmente possível, comeu só o estritamente necessário e ainda só uma vez por dia, à noite.
Quando, no reinado do imperador Diocleciano (284-305) começou a perseguição da Igreja, São Nicolau foi encarcerado. E lá na prisão ele também esqueceu a si e com as suas palavras e seu exemplo apoiava os cristãos, que estavam sofrendo junto com ele. Mas não era a vontade de Deus para que ele morresse como mártir. O novo imperador Constantino era benévolo aos cristãos e deu à eles o direito de abertamente confessar a sua fé e suas convicções religiosas.
E São Nicolau pode voltar ao seu povo. É quase impossível de enumerar todos os casos da ajuda dele e seus milagres. Aconteceu, que na Lícia começou fome. São Nicolau apareceu em sonho a um comerciante, que na Itália estava carregando seus barcos com trigo, deu a ele moedas de ouro e mandou-lhe navegar para a cidade de Mira na Lícia. Ao acordar, o comerciante achou na sua mão moedas de ouro, e possuido de um grande temor, não ousou desobedecer à ordem do Santo. Ele trouxe o seu trigo para a Lícia e contou aos habitantes o seu milagroso sonho, graças ao qual ele chegou lá.
Naquele tempo, em muitas igrejas começou uma forte agitação a respeito da heresia de Aria que negava a Divindade do Senhor Jesus Cristo. Para apaziguar a Igreja, o imperador Constantino o Grande convocou o Primeiro Concílio na cidade de Nicéia, em 325. Entre os bispos do Concílio estava também o São Nicolau. O Concílio condenou a heresia de Aria e elaborou o Credo, onde com palavras bem definidas ficou expressa a fé ortodoxa em Senhor Jesus Cristo, como Filho Unigênito, com a mesma essência do Pai. Durante os debates, São Nicolau, ouvindo a blasfemia do Aria, ficou tão indignado, que perante todo mundo bateu no rosto dele. Pela indisciplina, o Concílio desapossou São Nicolau da dignidade de bispo. Mas, logo após este incidente, alguns bispos tiveram uma visão em que Senhor Jesus Cristo entregou à São Nicolau Evangelho e Nossa Senhora colocou nele o Seu manto. Os bispos entenderam, como é contrária à Deus a heresia de Aria e reintegraram o São Nicolau no seu bispado.
Da hagiografia de São Nicolau sabemos, que uma vez o imperador condenou à morte 3 dos seus chefes. Estes se lembraram dos milagres de S. Nicolau e mandaram-lhe um pedido de ajuda. O Santo rezou e no sonho apareceu ao imperador e ordenou à ele libertar os seus fieis servos, ameaçando, que no caso contrário, o imperador será castigado. "Quem és tu - perguntou o imperador- que ousas mandar aqui?" "Eu sou Nicolau, arcebispo de Mira" , respondeu o Santo. Não ousando desrespeitar a ordem, o imperador reviu com atenção o caso dos seus chefes e libertou-os com as devidas honras.
Aconteceu, que saiu do Egito para a Líbia um barco. No mar começou uma horrível tempestade e o barco estava afundando. Algumas pessoas se lembraram do São Nicolau e começaram a rezar a ele. E viram claramente, como o Santo estava correndo à eles por cima das ondas enfurecidas, entrou no barco e pegou o leme com as suas mãos. A tempestade acalmou e o barco chegou ao porto ileso.
São Nicolau morreu muito velho em meados do século IV, mas com a morte dele, a sua ajuda não cessou. Durante mais de 1500 anos ele dá a sua rápida ajuda a todos, que rezam à ele. Os testemunhos da ajuda dele constituem uma vasta literatura e o amor da gente ortodoxa aumenta a cada dia.
Quando, em 1087 a provincia de Lícia foi devastada, o Santo apareceu no sonho a um padre em Bari, na Itália e mandou trasladar as suas relíquias para esta cidade. Esta ordem do Santo foi rapidamente cumprida e desde aquela época, o Santo repousa na igreja de Bari. As suas relíquias vertem bálsamo, que cura os doentes. Este acontecimento é comemorado em 22 de maio (9 de maio no estilo velho).

FESTA DE SÃO NICOLAU DE BARI



Uma das festas religiosas mais comemoradas no sul da Itália é a de São Nicolau em Bari. São Nicolau é um dos santos mais populares do cristianismo, mas não só. A atual representação com roupa vermelha bordada de branca tem origem no poema “A Visit from St. Nicholas” de 1821 de Clement C. Moore, que o descreveu como um senhor alegre e fofinho, contribuindo para difundir a figura mítica, folclórica, do Papai Noel. Na Igreja ortodoxa russa São Nicolau é geralmente o terceiro ícone ao lado de Cristo e Maria com o menino Jesus.


Os restos do Santo foram conservados na cidade turca de Mira até a ocupação dos muçulmanos. Bari e Veneza, na época rivais no mar Adriático, entraram em disputa para ficar com os restos. Em 9 de maio de 1087 uma expedição de Bari com três navios, partiu da cidade em direção a Mira: os bareses se apossaram assim dos restos mortais de São Nicolau.

Oração de São Nicolau


Deus, Todo-Poderoso, atendei às nossas preces e aceitai que Vos adoremos, prestando homenagem a São Nicolau, Sede bendito e louvado, eternamente, pelos dons que concedestes a esse Vosso Santo, e por nos haver dado São Nicolau com nosso protetor.São Nicolau, protegei-me contra os perigos do mar.São Nicolau, guiai-me. São Nicolau, socorrei-me. (Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria).

Assista um desenho e um Clip de Natal:

http://br.youtube.com/watch?v=-EDf3TSlP8s&feature=related (Turma da Mônica)

http://br.youtube.com/watch?v=lA0vzY8FwO8&feature=related (mensagem de Natal)

Fontes:

Papai Noel : Uma Biografia - Gerry Bowler- Ed. Planeta (Brasil)

http://www.fatheralexander.org/booklets/portuguese/st_nicolas_p.htm;

http://www.blogbelavida.com/post/216/festa-de-sao-nicolau-em-bari